sábado, 26 de outubro de 2013

Psicanálise - A autopsicanálise é possível?


Ao pensar Psicoterapia, resolvi falar sobre a auto-psicoterapia. Sim, ela existe e eu sou a prova viva disto.

NÃO, não sou formada em Psicologia. Pelo menos não cursei nenhuma Faculdade nesta área, mas a vida me deu uma boa formação e a força de vontade e muito estudo me tornou uma autodidata.

A autoanálise é positiva e pode mudar sua vida! É feita à partir do reconhecimento de sua necessidade de repensar seu modo de vida, ou após um evento traumático.

Eu sou a prova viva de que é possível se autoanalisar e conseguir um tratamento eficaz, só depende do reconhecimento próprio da necessidade de uma mudança para conseguir um objetivo.

No meu caso, aconteceu após um crime ocorrido em minha família (sequestro seguido d assassinato de minha enteada e mais 4 jovens), onde resolvi me enfronhar na investigação que considerava inoperante e com a minha atuação no caso conseguimos progresso e a elucidação da autoria e consequentemente a prisão do suspeito e confirmação de sua perpetração dos crimes. Ali eu conhecia a ação do Serial Killer.

 

LUTO -  O luto pode ser vivido de diversas formas...

Fiz uma autoanálise de minha vida, meu modo de enxergar o mundo e as pessoas, o que eu fazia como forma de trabalho, o que sentia. Daí iniciei as mudanças.

É bem verdade que já tinha uma formação como Terapeuta e atuava na área, que sou uma estudiosa nata da psique humana, mas se eu posso, todos podem, é bastante querer.

É necessário dedicação, estudo e ação!

Ao invés de chorar e lamentar a perda, canalizei minhas forças para a ação! Para adquirir mais conhecimentos teórico-práticos fiz o Curso de Ayurveda, o de

Investigação Criminal e passei a investigar os métodos de ação do Serial Killer e com o decorrer dos Processos fui me especializando no estudo da personalidade deste assassino serial.

À cada passo uma descoberta de meus temores, minha capacidade e força interior!

A cada passo a consciência de que nada sabemos e precisamos nos aprofundar o máximo possível para descobrir primeiramente o nosso "EU" para poder entender a si próprio e então poder entender os outros e os conflitos que o atingem.

Só vivendo "um dia de cada vez" podemos alcançar o conhecimento interior e vivenciar o problema, encontrando assim a solução.

Resolvi então "pesquisar", nos livros, na internet, em debates, chat´s, fóruns, paginas de Ong´s, em Grupos de familiares de vítimas e depois de 13 anos em minha especialização em Psicoterapia, pois depois de tantos anos de estudo e pesquisa tenho uma bagagem para trabalhar, entender as angústias, a dor, as esperanças e desesperanças, a crença e a incredulidade e assim todos os conflitos humanos...
By Sonia Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário